sábado, 16 de abril de 2016

A ausência da apuração e a trajetória dos releases

Um mesmo título e um mesmo texto encontrados em blogs diferentes, de pessoas diferentes mas que trazem em suas páginas notícias idênticas em um mesmo dia. Com o título "Lançamento de revista coloca o futuro de Petrolina em debate", três blogs da região publicaram a matéria que falava sobre o lançamento da revista Petrolina 2031 que aconteceu na última quarta-feira (13) na SBS Livraria em Petrolina.

O Blog do Edenevaldo Alves, um dos analisados, postou o texto às 12:30 do dia 14 enquanto que nos outros dois Blogs, que são o do Banana e o Blog da Josélia, não mostraram o horário porém a data é a mesma com o detalhe de que no Blog do Banana há nos créditos o nome da Clas Comunicação e Marketing, empresa que desenvolveu o projeto.

Baseado nesses créditos o que pode-se avaliar é que o texto pertence a  assessoria da empresa que idealizou o evento de lançamento da revista e que ambos os blogs copiaram o texto na integra, dois deles não se importando com os créditos, o que causa certa confusão e deixa o leitor sem saber a quem pertence aquele texto.

 Se o fato é importante, noticiá-lo é válido, mas a criatividade na forma de abordá-lo é essencial para um veículo ser considerado de fato, bom e diferenciado merecendo assim a credibilidade de quem o acompanha. Um evento como este levanta inúmeras questões e vários olhares que poderiam ser apresentados. Uma revista que vislumbra a cidade daqui à 15 anos e apresenta no decorrer destes um caminho de mudanças e propostas, poderia ser apresentada nessas matérias com um olhar mais voltado para o social focando no petrolinese que será parte da cidade que eles buscam nas pontuações feitas pela revista . A divulgação já é feita pela equipe não precisando de mais alarde nesse sentido.
Mencionar algum texto da revista de maneira a esclarecer para o leitor a proposta da mesma ficou perdida no meio de tanta propaganda e tantos elogios, além de outros caminhos não explorados seria mais proveitoso do que copiar e colar o que todo mundo já falou e que só cansa o leitor descredenciando o veículo.

O fenômeno "copia e cola" está cada vez mais comum nos blogs da região e de tão comum acaba sendo aceito como algo natural, o que não é. A proposta de um release é provocar os veículos para a notícia e não "ser" a notícia. Cabe aos profissionais entender a diferença de uma coisa para outra e não cometer o erro bárbaro de reproduzir na íntegra o que profissionalmente deveria ser apurado,  questionado e só depois divulgado.




Thamires Costa
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário