Um mesmo título e um
mesmo texto encontrados em blogs diferentes, de pessoas diferentes mas que
trazem em suas páginas notícias idênticas em um mesmo dia. Com o título "Lançamento
de revista coloca o futuro de Petrolina em debate", três blogs da região
publicaram a matéria que falava sobre o lançamento da revista Petrolina 2031 que
aconteceu na última quarta-feira (13) na SBS Livraria em Petrolina.
O Blog do Edenevaldo
Alves, um dos analisados, postou o texto às 12:30 do dia 14 enquanto que nos
outros dois Blogs, que são o do Banana e o Blog da Josélia, não mostraram o
horário porém a data é a mesma com o detalhe de que no Blog do Banana há nos
créditos o nome da Clas Comunicação e Marketing, empresa que desenvolveu o
projeto.
Baseado nesses créditos
o que pode-se avaliar é que o texto pertence a assessoria da empresa que idealizou o evento
de lançamento da revista e que ambos os blogs copiaram o texto na integra, dois
deles não se importando com os créditos, o que causa certa confusão e deixa o
leitor sem saber a quem pertence aquele texto.
Se o fato é importante, noticiá-lo é válido,
mas a criatividade na forma de abordá-lo é essencial para um veículo ser
considerado de fato, bom e diferenciado merecendo assim a credibilidade de quem
o acompanha. Um evento como este levanta inúmeras questões e vários olhares que
poderiam ser apresentados. Uma revista que vislumbra a cidade daqui à 15 anos e
apresenta no decorrer destes um caminho de mudanças e propostas, poderia ser
apresentada nessas matérias com um olhar mais voltado para o social focando no
petrolinese que será parte da cidade que eles buscam nas pontuações feitas pela
revista . A divulgação já é feita pela equipe não precisando de mais alarde
nesse sentido.
Mencionar algum texto da
revista de maneira a esclarecer para o leitor a proposta da mesma ficou perdida
no meio de tanta propaganda e tantos elogios, além de outros caminhos não
explorados seria mais proveitoso do que copiar e colar o que todo mundo já
falou e que só cansa o leitor descredenciando o veículo.
O fenômeno "copia
e cola" está cada vez mais comum nos blogs da região e de tão comum acaba sendo
aceito como algo natural, o que não é. A proposta de um release é provocar os
veículos para a notícia e não "ser" a notícia. Cabe aos profissionais
entender a diferença de uma coisa para outra e não cometer o erro bárbaro de reproduzir
na íntegra o que profissionalmente deveria ser apurado, questionado e só depois divulgado.
Thamires Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário