sábado, 16 de abril de 2016

A cobertura da mídia local do processo de impeachment da Presidente Dilma por meio da decisão do Deputado Federal Adalberto Cavalcanti

Análise dos Blogs Carlos Britto, Edenevaldo Alves e do site da Grande Rio FM.  
Por Lucas Sobreira 

Diante do atual momento político do Brasil toda a mídia se vira para Brasília onde irá ocorrer neste domingo (17) a votação na Câmara dos Deputados para dar ou não prosseguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma. A imprensa local de Petrolina não poderia ficar de fora indo inclusive in loco cobrir esse momento "histórico". E como fazer para que um evento nacional ganhe destaque na imprensa local? Regionalizado por meio da coberturas de protestos prós e contra o impeachment e questionando como vão votar domingo os deputados federais da região.

Desde o início do processo os deputados Fernando Filho (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB) já haviam dito que votariam a favor do impeachment da presidente, só faltava a declaração de voto de Adalberto Cavalcanti (PTB) que até semana passada estava "em cima do muro" como foi dito pelo site da Grande Rio FM. Porém nesta sexta-feira (15) ele decidiu escrever uma nota para os veículos de imprensa de Petrolina afirmando que votará contra o impeachment.

A nota foi veiculada de diversas formas por veículos online de comunicação, mas vamos nos atentar nesta crítica a três, Blog do Carlos Britto, Blog Edenevaldo Alves e o site da Grande Rio FM. Um dia antes da divulgação da nota (14) o Blog do Carlos Britto foi o primeiro e único a retomar o assunto de que Adalberto ainda não tinha decidido como iria votar na matéria "Adalberto Cavalcanti é um dos que ainda não opinaram quanto a impeachment de Dilma" o blog contextualiza que o político não era o único deputado pernambucano sem a decisão, mas que era o único da região.

Dando como "exclusivo", usando do verbo revelação, o Blog Edenevaldo Alves foi o primeiro a divulgar a nota já no dia 15, mas como se fosse uma conversa com o blog, retirando só partes que o veículo julgava importantes da mesma. Na notícia "Deputado Adalberto Cavalcanti decide votar contra o Impeachment" o blog não se dá o trabalho de contextualizar o momento, e questionar as alfinetadas do deputado.

O site da Grande Rio FM na matéria do dia 15 "Deputado Adalberto Cavalcanti decide votar contra o impeachment" foi o único destes três meios pesquisados que divulgou a nota na integra, mas contextualizou pouco com a redação de um pequeno parágrafo falado que ele tinha ficado em cima do muro e que os outros deputados da região já tinham decidido os seus votos. O site passou a impressão de que fez um mero "Control C Control V", mas para não deixar tão escancarado o uso desta "técnica" escreveu um misero parágrafo no início do texto, e claro, sem deixar de perceber os graves erros de português como na palavra impeachment.

Já o Blog do Carlos Britto no dia 16 com a matéria "Adalberto vota contra o impeachment esperando o controle da Codevasf" trouxe a contextualização por meio dos bastidores da política, já que o blogueiro está em Brasília realizando a cobertura. Com alfinetadas o blog diz que a decisão foi tomada pelo deputado esperando conseguir do governo o controle da Codevasf. O bloguerio insinua que essa decisão é um "barganha lamentável".  Mas devemos levar em consideração todo o histórico do blog que é altamente critico ao governo Dilma e seus aliados.

Enfim, estamos ou não bem servidos de uma mídia local critica, imparcial e contextualizada e sem copiar informação de assessoria? Diante da nossa análise, temos que trilhar ainda um longo caminho para sair dessa demagogia política do jornalismo da região, desse curral jornalístico.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário