Por Karen Lima
As definições de
"release", sejam encontradas em dicionários ou em livros de
Assessoria de Comunicação, informam que é um texto jornalístico breve, com
informações básicas sobre variados assuntos sobre a instituição ou pessoa
assessorada. O objetivo é que, ao divulgá-lo, seja despertado o interesse dos
jornalistas para que apurem as informações, busquem entrevistados, por meio da
assessoria, e produzam suas matérias. Com muita frequência, leitores de blogs,
estudantes de jornalismo e a sociedade em geral, encontram matérias repetidas e
escritas da mesma maneira, ainda que em vários meios de comunicação diferentes de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). É o caso, por exemplo, do evento
"Startup Weekend Petrolina", que será realizado em junho.
No dia 28 de
março, o Blog do Patrício Nunes divulgou uma matéria com o título
"Prefeitura de Petrolina estabelece parceria com o Startup Weekend",
onde informava, já nas primeiras linhas, que a Secretaria-Executiva de
Juventude e Qualificação Profissional da Prefeitura de Petrolina iria
contribuir com o evento. Este tipo de informação, no início da matéria,
enaltecendo alguma ação da instituição mencionada, é característico de releases
escritos por assessorias de comunicação. Ao longo da matéria, há detalhes
básicos como informações sobre o evento, seu objetivo, o dia que irá ocorrer,
como fazer as inscrições, além de um depoimento do secretário e outras
informações.
Ao final da
matéria, é mencionado a origem do texto, que é da Assessoria de Comunicação da
Prefeitura de Petrolina, o nome do estagiário que escreveu e da jornalista que
o orientou. Estas informações nem precisariam existir para que o leitor crítico
percebesse que se trata de um release. Ao visitar o site da Prefeitura de
Petrolina, encontra-se este mesmo release, publicado, posteriormente, pelo Blog
do Patrício Nunes, com o mesmo título, com as mesmas informações, sem nenhum
tipo de alteração. Ou seja, o release divulgado pela assessoria, que deveria
ser usado apenas como base para a produção de uma matéria, foi reproduzido pelo
blog de forma integral.
Ainda ontem
(29), foi postado no site da Universidade Federal do Vale do São Francisco
(Univasf) um release sobre o mesmo evento. O texto contém informações sobre as
inscrições, a programação, depoimentos de professores da universidade que fazem
parte da organização, entre outros detalhes. Este release foi divulgado para
diversos veículos de comunicação da região e, hoje (30), o Blog Waldiney Passos
publicou uma matéria com o título "Startup Weekend Petrolina acontecerá em
junho na Univasf", igual ao usado no release da Univasf. Ao continuar a
leitura, percebe-se que a matéria do blog é exatamente igual à divulgada pela
instituição, sem nenhum tipo de modificação e informação adicional e, ainda
pior, sem a fonte, informando que o texto foi reproduzido da assessoria de
comunicação.
A assessoria faz
seu trabalho, divulgando as ações realizadas por sua instituição assessorada,
através de produção de releases e divulgação para os meios de comunicação.
Neste caso, o Blog Waldiney Passos e do Patrício Nunes fizeram o trabalho de
copiar, colar e postar os releases, diferente do que deveria acontecer em
veículos jornalísticos. No caso do Blog Waldiney Passos, a situação é ainda
mais complexa, pois foi utilizado um texto, ou seja, uma propriedade
intelectual, de uma outra pessoa, sem os devidos créditos.
Para Adriana
Santana (2008), no seu texto
"Jornalismo sem conflito: a ‘cordialidade’ e acomodação na
atividade jornalística", citado por Luana Magalhães, em seu artigo "Aquestão ética e a relação entre jornalistas e assessores": Por meio de
faxes, da web, de uma ou outra ligação telefônica, das visitas cortesias e
coletivas de imprensa, e não mais da apuração jornalística, entram nos veículos
de comunicação os fatos já travestidos, transformados em textos noticiosos, que
em breve virarão notícia balizadas pelos e nos jornais, redes de televisão e
rádio e sítios de notícias. Aos reais produtores dessas notícias, assessores de
imprensa, marqueteiros e relações públicas cabe a responsabilidade pela pauta,
apuração, checagem e redação final das matérias. Aos repórteres e editores, a
mera reprodução de notícias.
Esta é uma
questão que merece destaque nas discussões realizadas no campo do jornalismo,
principalmente, em nossa região. Não apenas para incentivar a apuração e
criação de matérias jornalísticas de maneira mais aprofundada, como de forma
mais responsável, divulgando, caso seja uma reprodução, de onde é esta
reprodução. Isto, em respeito àqueles que gastaram seu tempo apurando,
escrevendo, investigando, como em respeito aos leitores, que não podem deixar
de saber que aquele texto é um tipo de "publicidade" da própria
instituição. Claro que é ótimo para a assessoria que o nome da sua instituição
esteja em veículos de comunicação, que seus eventos sejam divulgados, mas é
ainda melhor, que isso seja feito de forma consciente. A população acha bom e o
jornalismo agradece.
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