sábado, 16 de abril de 2016

A reinauguração do Parque histórico Josefa Coelho em Petrolina

Por: Lidiane Lopes

Na ultima semana (9) houve a inauguração do Parque Josefa Coelho que estava sendo reformado em Petrolina e por ser um parque histórico do município virou alvo de noticia para os veículos de comunicação do Vale do São Francisco.

O blog de Edenevaldo Alves foi bem direto no seu texto publicado em 08 de Abril, ele falou a respeito da inauguração, do papel do prefeito nessa obra, das comemorações (atrações musicais, diversões) que iriam acontecer no dia e as melhorias. Mas para além disso, não foi ressaltado o estado precário em que se encontrava o Parque, a reforma foi vista como um “presente” para cidade, sendo que toda obra no município é dever da prefeitura de realizar. Ainda há a falta de ética do blog de não dar o devido crédito texto à ascom prefeitura da cidade, o blog publicou apenas um release. E então pergunto onde estaria essa noticia de credibilidade? Sem aprofundamento, sem saber da opinião pública a respeito do assunto, sem ineditismo ou originalidade, sem apuração.

Mas não só os blogs, o portal de noticia Gazzeta também pecou neste quesito, sem abordagem profunda e sem conteúdo de qualidade. O portal de noticia publicou em 11 de abril a respeito da inauguração, mas não explora a temática. O texto é raso e descreve os efeitos positivos das obras, suas melhorias, para que serve essa nova reforma e traz uma fala do prefeito a cidade dizendo que foi um trabalho de muito esforço. Mas infelizmente eles não fazem o seu papel jornalístico: cadê a suíte explicando o porquê da reforma, abordando o descaso em que o parque se encontrava? E a voz do cidadão que frequenta este espaço, o que eles acham a respeito, como eles estão recebendo esse novo ambiente? Outro detalhe é a foto que entra com o texto, a imagem mostrada não é de nenhuma área reformada do parque e sim um registro do momento da inauguração, não faz relação com o foco da noticia.

Além dos aspectos acima, o Gazzeta elogia tanto o trabalho da prefeitura e dá um foco na fala do prefeito que mais parece assumir uma postura de “assessoria da prefeitura” do que um portal de noticia do Vale do São Francisco.

A notícia também repercutiu no telejornal Grande Rio em 11 de Abril, a matéria foi bem informativa a respeito da nova reforma, pois trouxe um novo olhar do parque, o estado em que se encontrava, a opinião positiva e negativa da sociedade e holofotes para o trabalho da prefeitura, ao contrário dos blogs. Porém o jornal parece confuso na sua sequencia de fatos, a noticia abre com o ambiente reformado, mostrando tudo limpo, consertado e no discurso da repórter ela explica que a situação está ótima, mas logo em seguida eles apresentam a situação anterior - o parque destruído - lembrando do papel do jornal em denunciar essa situação e ter prestado esse serviço à população. Segue com a fala de um frequentador do parque criticando a nova pista de caminhada e encerra a matéria apresentando os gastos com a obra e os benefícios do novo espaço.


Concluindo essa analise a TV Grande Rio por mais informação e abordagem profunda na matéria eles caem na mesmice e faz uma contrução confusa na reportagem.  A pauta sobre o parque Josefa Coelho é variada, eles não apostam em outro viés, como o espaço dos skatistas, o espaço para as crianças ou até a importância do da reforma para manter a memória do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário