sábado, 16 de abril de 2016

Blog: Comunicação, Informação e Ética

Por Vanessa Luz

Em Juazeiro e Petrolina são pelo menos oito blogs que se autoproclamam como blogs jornalísticos. Entre "credibilidade e imparcialidade", "notícias em tempo real" e "a noticia descascada para você", sugerindo-nos princípios de boas informações para uma população  bem informada, surge-nos uma questão inquietante: Deu no blog, é notícia?
Muito se debate sobre a ética na prática nesse âmbito, o que é certo é que blog e blogueiro não podem  fugir as regulamentações da profissão, mas não é o que observamos ao passar uma lente de aumento ao lermos tais mídias. Se levarmos em consideração que independente do suporte, a construção de uma notícia se dá através do levantamento de informações, que estas sejam checadas com diferentes fontes e que atendam a valores noticiosos, como temas importantes para opinião pública.
Em muitos desses blogs autodenominados jornalísticos, grande parte das informações são extraídas - leia-se copiadas e coladas - de outros veículos, sem que as mesmas sejam ao menos checadas. Outro modo de operação muito utilizado nos blogs regionais é a publicação de releases na íntegra, a publicação de fatos vindos diretamente do WhatsApp ou fotos sem os devidos créditos. 'Site' não é crédito senhores. De que site foi tirada  a imagem?
Nesse contexto operacional em que se inserem os blogs, a resposta a pergunta acima, fica claro que nem tudo que se publica nos blogs é notícia. Tais blogs "jornalísticos" deveriam se intitular como blogs informativos. Porque ao invés de apenas publicar os releases enviados pelas Ascom (assessoria de comunicação), não se aproveitam as mesmas para produzir de fato a matéria?


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