sábado, 30 de abril de 2016

Fonte: Whatsapp

Por Cora Macedo

Nada contra o uso das informações passadas pelo aplicativo gratuito Whatsapp Messenger. Na verdade, ele facilita e muito a produção jornalística, dada sua instantaneidade de informações, no entanto, essa mesma característica deve ser vista com muito cuidado pelo jornalista principalmente, já que muitas notícias, imagens e áudios fake acabam viralizando rapidamente. Uma notícia uma vez divulgada é como um punhado de areia lançado ao vento.

Quem nunca recebeu áudio de um suposto parente de uma vítima ou testemunha de um caso chocante falando sobre? Imagens fortes e nada éticas de acidentes? Informação de que um carro preto está pegando crianças a noite? Essas informações que chegam pelo aplicativo são um perigo! Principalmente nos grupos. Pode ser verdade, mas também pode não ser. Para os meios de comunicação,  então, o cuidado deve ser redobrado e a apuração, minuciosa.

Essa semana aconteceu um acidente envolvento uma moto e um ônibus coletivo na Avenida da Integração em Petrolinae e a notícia se espalhou rapidamente, principalmente pelo whatsapp. Diversos sites de notícias e blogs da região noticiaram o fato. Vamos analisar, especificamente do que foi veiculado nos blogs do Carlos Britto e do Geraldo José.

No Blog Carlos Britto, a informação era que o acidente teria acontecido na manhã do dia 29/04, na Avenida da Integração e o condutor da moto teria tentado ultrapassar o ônibus da Empresa Viva Petrolina, quando aconteceu o acidente fatal. A fonte da notícia foi dada como sendo "informações via whatsapp do blog" e o crédito da imagem "divulgação whatsapp". Esse tipo de fonte deixa a matéria pobre e questionável. Será que foi realmente isso o que aconteceu? Quem disse? Não tem fala da Polícia ou Samu, ou mesmo, essa "informação via whatsapp" não traz o nome de quem realmente falou, que poderia ter sido uma pessoa que testemunhou o ocorrido, por exemplo. Será que é realmente essa a imagem do local? Quem estava lá e registrou?

No Blog do Geraldo José, o mesmo acontecido traz uma foto do mesmo local com a mesma moto e ônibus, mas numa ângulo pouco difente. Sem crédito só pra imagem, apenas a assinatura embaixo do texto: "da redação". As informações presentes são basicamente as mesmas, mas sem o nome da empresa do ônibus possivelmente envolvido no acidente. No segundo parágrafo diz que o blog entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina para saber a identidade da vítima, mas não tinham essa informação ainda. Iam continuar buscando mais informações e o leitor poderia acompanhar em breve. A notícia foi publicada às 14h10 do dia 29, e não foi mais atualizada.


Nem uma das duas matérias dá nome aos autores das fotos ou quem deu as informações. O primeiro diz que a notícia veio via whatsapp, mas quem? O segundo nem crédito tinha, mas contatou o SAMU. Não é possível saber se o modo como aconteceu foi dado pelo serviço de urgência ou se a fonte foi também o aplicativo. Ademais, se não era esse o local do acidente ou se não foi isso o que de fato aconteceu, acabou de se tornar. Quem vai dizer que não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário