sábado, 16 de abril de 2016

Imprensa X Impeachment

                                                                     Jorge Luis Alencar

As véspera da Câmara dos Deputados decidir sobre o impeachement da Presidenta Dilma, a cobertura que a imprensa da região do vale do São Francisco dar esta semana quase sempre  acompanha a imprensa nacional de uma forma escandalosamente tendenciosa. Ela vêm atuando como um partido que representa uma classe social, mas com o poder de afirmar-se neutra, imparcial e objetiva.

 Sabemos que política e mídia estão intrinsecamente relacionadas, pois ao jornalismo cabe a vigilância, através das suas coberturas, do conjunto da sociedade e, a política não pode dispensar os mediadores legitimados (jornais e jornalistas)de diálogo com os cidadãos. A presente análise terá como base as publicações nos blogs "Blog do Carlos Brito", " Blog do Banana e "Blog do Waldiney Passos".

Ao analisar o blog de Carlos Britto, percebe-se uma  tendência pró-impeachment, suas informações quase sempre são parciais, utilizando-as como ferramenta persuasiva a favor de políticos locais, que por sua vez são ferrenhos defensores do impeachment. para exemplificar destacamos a matéria do dia 15/04/2016, quando o jornalista participou de um jantar oferecido ao vice presidente Michel Temer: "Jantar reúne deputados e articuladores e Temer vira estrela em Brasília". As diferentes abordagens sobre o impeachment publicadas no referido blog clareia a percepção de que é mais um instrumento de manipulação midiática em favor de determinado grupo político local.

Os Blogs do Banana e Waldiney Passos são mais sucintos, com algumas matérias já publicadas em outros jornais.  Procuram fazerem um trabalho jornalístico com isenção e neutralidade nas matérias relacionadas ao assunto, e nos seus comentários não revelam suas posições e não influenciam a população, ao contrário, dissecam a notícia com diferentes pontos de vistas. Um exemplo de uma pesquisa publicada no blog do Banana no dia 14 de Abril, sobre um eventual governo de Michel Temer, "Vox Populi:61%  avaliam negativamente eventual governo Temer.

O jornalismo praticado no nosso país ultimamente fere o direito de não frustrar a manifestação de  opiniões divergentes e impede o livre debate, e não é esse  o papel do jornalismo, ele  não pode ser tendencioso de defender uma única opinião, um único ideal político, como tem sido o papel de diversos grupos de comunicação do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário