sábado, 30 de abril de 2016

Jovem morre no trânsito de Petrolina e veículos de comunicação online repercutem mal o fato

Por Lucas Sobreira
A morte de um jovem de 18 anos, ontem (29), no cruzamento das Avenidas da Integração e a Senador Darci Ribeiro em Petrolina (PE), chocou por mostrar mais um indicio da grande violência do trânsito local. Diversos blogs, portais de noticias, a TV e as rádios locais repercutiram o acidente. Nesta crítica iremos analisar como o blog do Geraldo José e o G1 Petrolina noticiaram o fato.

Ás 14h, momentos após ter ocorrido o acidente de transito envolvendo o motociclista e um ônibus da empresa "Viva Petrolina", o blog do Geraldo José divulgou o fato, mas com poucas informações. O blog subtraiu da matéria o nome da empresa de ônibus envolvida no acidente. O nome do jovem até aquele momento, segundo a reportagem, não tinha sido revelado. Foi levantado a informação de que ele era funcionário de uma oficina mecânica nas proximidades e que tinha acabado de sair para o almoço no momento do acidente. No fim da matéria o blog diz que ao longo do dia iria atualizar a audiência sobre o acidente, mas não o fez.  

O blog do Geraldo José não ampliou o fato, não contextualizou sobre o crescimento da violência no transito da região e nem posteriormente sobre as causas do acidente e das possíveis imprudências de trânsito cometidas pelos motoristas dos dois veículos.     

Já o G1 Petrolina noticiou o caso às 16h com mais tempo para apurar os fatos, mas mesmo assim não o fez. Com uma pequena nota de três parágrafos, o site mostrou o nome da empresa de ônibus e que o corpo do jovem (ainda sem identificação) foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) e que o laudo da morte deveria ser divulgado em 10 dias. Assim como o blog do Geraldo José, o site do G1 Petrolina não contextualizou o fato e a violência no transito da cidade. Não procurou a empresa de  ônibus para dar a sua versão do ocorrido.  


Os dois veículos aqui pesquisados não se mostraram cuidadosos com o trato da informação, com a pesquisa, com a repercussão do fato grave e com a atualização ao longo do dia sobre o assunto. Atualização essa muito importante para quem faz jornalismo online, onde o leitor sempre quer saber mais sobre a informação que acabou de ver.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário