sábado, 30 de abril de 2016

Não teremos mais o dia “D” da Vacinação contra H1N1

Por: Lidiane Lopes

O blog de Carlos Brito carrega já em seu título uma certeza da morte de uma mulher de Juazeiro, que segundo o blog estava com o vírus H1N1. O título diz o seguinte:“Mulher morre em hospital de Juazeiro com suspeita de gripe H1N1”, mas no decorrer da sua matéria ele diz que ainda não foi confirmado a causa da morte, estão esperando resultados dos exames médicos. Só que o blog levanta suposições e certezas que a moça morreu por causa do Vírus. O descuido com a informação é um crime aos seus leitores, apurar é preciso, evita contradições.

O blog no decorrer da noticia levanta-se uma suspeita sobre outros casos, diz, “Outros dois casos da doença estão sob investigação”, despertando medo nos moradores da região, mas não tem o cuidado de procura uma posição da Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro, para esclarecer mais sobre o caso, nem a família da vitima ou o hospital para mais confirmações para sair do suposto e do suspeito. A matéria termina avisando que neste sábado (30) seria o dia “D” da campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1, mas por falta de remédios nos postos de saúde teve que ser adiado. Os postos encontram-se com estoque baixo.

O diário da Região foi mais a fundo e fez seu trabalho de investigação para informar a população mais sobre o descaso com a saúde. O seu título é claro “Juazeiro não terá ‘dia D’ da vacinação contra a gripe H1N1, mas vacinação continua”, o título já chama atenção do leitor, “Não terá mais dia “D” de vacinação”, mas faz uma ressalva “Mas a vacinação continua”, eles despertam curiosidade ao leitor e atrai a ler conteúdo da matéria. No desenrolar eles colocam a posição da Secretaria de Saúde explicando a falta de verba, pois o Ministério da Saúde tem fornecido as doses semanais e são poucas para estocar os postos com o remédio no dia “D” contra o vírus e por isso a um adiamento ao dia da campanha e vacinação.

Eles também deixam bem claro na fala da Superintendente de Saúde de Juazeiro, Klynger Farias, que ainda assim na dificuldade a Secretaria está cuidando do seu povo, diz Farias, “Iremos continuar a campanha em nossas unidades durante a semana, nosso estoque não está zerado”, ela complementa fazendo uma observação, “Os novos lotes estão sendo entregues pela Secretaria Estadual de Saúde de forma fracionada, e em pouca quantidade, o que impede a realização do ‘Dia “D” e declara, “É importante frisar que muitos outros municípios também estão prejudicados”.

O descuido do jornal Diário da região foi em publicar um release da Prefeitura da Cidade e não mostrou capacidade de investigação própria ou não correu atrás de um conteúdo diferenciado. Cadê a fala da população sobre esse descaso na saúde, cadê os questionamentos a Prefeitura sobre essas pequenas verbas, o porquê do Ministério de Saúde está mandando poucas doses da vacina? Falta apuração, ou talvez tenham fechado os olhos e assumido uma posição passiva diante o governo atual, sem criticá-los, sem questiona-los, sem informar de fato ao cidadão a verdadeira noticia. 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário