sábado, 30 de abril de 2016

O Espaço da Cultura nos Blogs da Região

                                                                                       por Jorge Luis Alencar

O jornalismo cultural passa nos últimos anos por uma crise de identidade em quase todos os jornais do país. Considerado um dos mais importantes e influentes  a editoria de cultura é relegado a um segundo plano em detrimento de outras editorias. Essa é uma tendência que desde os anos 90 quando o jornalismo cultural deixou de ter um caráter crítico e adotou um modelo mais objetivo.

Para analisar os espaços dado a cultura na região do Vale do São Francisco focamos nos blogs do Vinicius de Santana e Carlos Britto, nas reportagens sobre o Aldeia Vale dançar- 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco. Para isso é importante considerar as características dos dois blogs. No quesito linguagem o jornalismo cultural praticado pelos dois blogs é mais informativo que opinativo e interpretativo. No blog do Vinicius há um lead mais bem trabalhado e textos bem escritos se compararmos com os textos do Carlos Britto.

Outro ponto de destaque é a falta de entrevistas com os artistas, diretores ou responsáveis pelo evento, e a ausência de fontes declaradas nos textos dos blogs, sugerindo que o jornalismo cultural da região é quase sempre pautado pelas assessoria  de imprensa, o que é extremamente danoso para a qualidade de informação.

O conteúdo é uma agendamento das matérias, parecem seguir  a regra de divulgar o evento ao invés de cobrir o evento. Nos dois não existe uma preocupação de informar sobre a edição anterior do festival, nem como funciona, não tendo nenhuma visão crítica do evento.

A crise do jornalismo cultural afeta também a Região do Vale do São Francisco, os motivos são muitos: falta de espaço nos meios de comunicação das cidades, uma visão distorcida de que a cultura é para ricos, e de que o jornalismo hoje tem que ser diversificado, e que cultura não é rentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário