sábado, 30 de abril de 2016

Quem 'sustenta' os veículos de comunicação da região?


Por Caio Alves

Toda empresa precisa se manter, ter dinheiro para ser investido e assim pagar os seus funcionários e as contas com o site. Mas da onde vem o dinheiro que 'sustenta' os blogs ou portais da nossa região? Quem são os patrocinadores?

Essa pergunta é muito fácil de ser respondida, basta observar  a lateral desses portais que você acaba encontrando os patrocinadores. São empresas, prefeituras, governo do estado e até políticos que querem um pouco da visibilidade desses blogs para divulgar a sua marca, ou melhor as suas ações.

Dando uma passeada pelo veículo de 'credibilidade e imparcialidade', o Blog do Geraldo José, me deparo com publicidades do Governo da Bahia, de um provável pré-candidato à prefeitura de Juazeiro (médico), propaganda das prefeituras de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova, e de dois Deputados Estaduais (que clicando na imagem é direcionado para o site deles).

E não é só ter um banner na lateral do blog, ainda é preciso ter 'notícias' sobre os Deputados que são publicadas pelo blog. Destaquei essa notícia do Deputado Roberto Carlos: Projeto de Lei do Deputado Roberto Carlos, que prevê a redução do consumo de sal, tramita na Assembléia Legislativa da Bahia (o melhor são os comentários). Essas 'notas' dos Deputados são encaminhadas pelas assessorias deles. O blog acaba servindo como um instrumento de divulgação desses políticos. Nem precisava criar um site, já tem o blog que faz esse papel.

Outro veículo de comunicação que deve receber alguma coisa, pois ninguém divulga publicidade de graça, para divulgar propagandas do governo do estado da Bahia, da Prefeitura de Petrolina e de Juazeiro, é o Jornal O Diário da Região. No site ou no jornal impresso, o Diário parece um outdoor com tanta propaganda. Às vezes as notícias são até esquecidas para dar lugar a alguma publicidade, e muitas vezes elas tomam uma página inteira (a última página).


Um destaque é para o 'Olho Vivo' do jornal. Um espaço destinado para pequenas notas ou foto-legenda, que já tem um bom tempo que só posta algo relacionado aos prefeitos de Juazeiro e Petrolina. Poderiam mudar o nome desse espaço para 'Prefeito Vivo'. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário