sábado, 21 de maio de 2016

O processo de construção de matérias nos veículos do Vale do São Francisco


 Por Elinete carvalho
O sensacionalismo impera nas notícias divulgadas nos blogs, portais e sites  do Vale São do francisco. Ao analisar os tipos de conteúdos veiculados no site Petrolina News fica notório o interesse da imprensa em buscar assuntos que provocam escândalos ou chocam a sociedade, pois a maioria das matérias publicadas na última semana são sobre violência.

Na editoria destinada a ocorrências  policiais do dia 17, foram publicadas quatro postagens com fatos polêmicos, como agressões e homicídios, além de diversos links com temas relacionados. Todas as notícias possuem fotos e até vídeos chocantes de pessoas caídas e ensanguentadas no momento do acontecimento.

Entre as diversas notícias sensacionalistas, uma delas me chamou atenção, a de um estrupador de crianças que foi espancado no presídio de Juazeiro/BA. O texto não traz muitas informações, só possui uma simples nota com apenas um paragrafo. O destaque da matéria se deu através da imagem do cidadão todo ferido em cima de uma maca, momento em que chegou ao hospital.http://www.petrolinanews.com.br/2016/05/estuprador-de-crianca-de-4-anos-foi.html

Mas a questão norteadora do problema é porque esse tipo de postagens, na maioria dos casos, são de pessoas menos favorecidas? Será que é só pelo fato destas pessoas não terem acesso ao seus direitos cabíveis? Ou começa com a falta de profissionais qualificados na área e o comprometimento com a ética e o seu papel social? Está na hora da categoria repensar o seu dever como comunicólogo.

Os conteúdos discutidos durante as aulas da disciplina crítica da mídia foram de extrema importância para o nosso conhecimento e formação profissional, principalmente em relação  ao nosso papel social e dever com a apuração e divulgação da notícia de acordo com o interesse do público.


A experiência com as produções e publicações no blog Observatório da Mídia do Vale do São Francisco também foi bastante relevante, na medida em que contribuiu com o nosso desenvolvimento crítico e aprimoramento da nossa escrita. Além do seminário realizado com profissionais no campo jornalístico que possibilitou uma troca de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário